Show simple item record

dc.contributor.authorPonzio, Angelica
dc.contributor.authorPiardi, Silvia
dc.date.accessioned2021-08-08T02:22:10Z
dc.date.available2021-08-08T02:22:10Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1158
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractEstudantes de projeto, sejam de Design ou Arquitetura, ainda atuam segundo lógicas lineares, caracterizadas em categorias de “primeiro e depois” e de “causa e efeito” - coisa que no processo projetual não acontece. Este é a representação perfeita do pensamento complexo segundo a definição de Edgar Morin (MORIN, 2006). E aqui resta o verdadeiro desafio dos ateliers de Projeto: como ensinar os estudantes a projetar com o lado direito do cérebro, a desenvolver a imaginação visual, a construção de mapas mentais, exercitar as capacidades manuais, encontrar soluções deixando repousar o lado esquerdo, responsável pela linguagem, tradicionalmente estimulado nas escolas. Somente a compreensão profunda dos problemas, mais além de esquemas que podem ser transmitidos com técnicas usais, pode permitir e desenvolver a inovação. Entretanto, na grande maioria das escolas de Arquitetura ainda se ensina com instrumentos ultrapassados e a formação docente não investe em novas metodologias de aprendizado. Se torna, portanto, extremamente importante, além da mera aplicação de restrições, a investigação de outros métodos de estimulo à criatividade no ensino. O presente artigo faz parte do projeto de pesquisa intitulado: “Uso de métodos criativos visando a inovação no processo de projeto arquitetônico” e pretende apresentar, mais especificamente, experiências didáticas visando a inovação, intercambiadas entre a disciplina de Projeto Arquitetônico 2 da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e algumas disciplinas e workshops de Design de Interiores da Escola de Design do Politécnico de Milão.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectDesign Thinkingpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.titleUso de técnicas de Design Thinking no ensino de arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record