Show simple item record

dc.contributor.authorSchlee, Andrey
dc.contributor.authorMedeiros, Ana Elisabete
dc.contributor.authorFerreira, Oscar
dc.date.accessioned2021-08-01T15:29:49Z
dc.date.available2021-08-01T15:29:49Z
dc.date.issued2003-10-01
dc.identifier.issn8572731806
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/114
dc.descriptionArtigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN.pt_BR
dc.description.abstractComo contribuir para formar mestres e doutores em projeto? Esta é a indagação que se encontra na origem de uma outra questão a partir da qual este artigo se desenvolve: Como o ensino de “Técnicas Retrospectivas” pode contribuir para vencer o abismo atemporal, historicamente construído, entre projeto arquitetônico e produção científica, entre as figuras do arquiteto e do pesquisador? A idéia, inicialmente, é ampliar as perspectivas das possíveis abordagens para o ‘Ensino de Projeto’ considerando uma reflexão acerca dos métodos associados à disciplina. Para tanto, busca-se contextualizar a institucionalização da disciplina de “Técnicas Retrospectivas” como resposta aos novos desafios decorrentes das mudanças nos paradigmas sócio-culturais, econômicos e tecnológicos que reposicionam, quando não introduzem, a questão patrimonial no âmbito do ensino da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Procura-se demonstrar, então, como a atual localização isolada da disciplina na estrutura dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, ora na área de Teoria e História, ora na de Projeto ou ainda na de Tecnologia pode representar um entrave à formação de mestres e doutores em projeto, na medida em que reproduz a segmentação entre arquitetos e pesquisadores, entre projeto arquitetônico e atividade de pesquisa. Em contraposição a esta tendência, um último momento traz à tona a experiência da FAU/UnB, PROAU8: ao reunir em sala de aula professores das áreas de Teoria e História, Projeto e Tecnologia, a disciplina propõe uma interface entre projeto e conhecimento científico, significando uma contribuição à formação de mestres e doutores em projeto.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
dc.subjectProjeto Arquitetônicopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleDissociação, Fragmentação e União – A Experiência do Ensino de Técnicas Retrospectivaspt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record