dc.description.abstract | Como contribuir para formar mestres e doutores em projeto? Esta é a indagação que se encontra na origem de uma outra questão a partir da qual este artigo se desenvolve: Como o ensino de “Técnicas Retrospectivas” pode contribuir para vencer o abismo atemporal, historicamente construído, entre projeto arquitetônico e produção científica, entre as figuras do arquiteto e do pesquisador? A idéia, inicialmente, é ampliar as perspectivas das possíveis abordagens para o ‘Ensino de Projeto’ considerando uma reflexão acerca dos métodos associados à disciplina. Para tanto, busca-se contextualizar a institucionalização da disciplina de “Técnicas Retrospectivas” como resposta aos novos desafios decorrentes das mudanças nos paradigmas sócio-culturais, econômicos e tecnológicos que reposicionam, quando não introduzem, a questão patrimonial no âmbito do ensino da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Procura-se demonstrar, então, como a atual localização isolada da disciplina na estrutura dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, ora na área de Teoria e História, ora na de Projeto ou ainda na de Tecnologia pode representar um entrave à formação de mestres e doutores em projeto, na medida em que reproduz a segmentação entre arquitetos e pesquisadores, entre projeto arquitetônico e atividade de pesquisa. Em contraposição a esta tendência, um último momento traz à tona a experiência da FAU/UnB, PROAU8: ao reunir em sala de aula professores das áreas de Teoria e História, Projeto e Tecnologia, a disciplina propõe uma interface entre projeto e conhecimento científico, significando uma contribuição à formação de mestres e doutores em projeto. | pt_BR |