dc.description.abstract | O presente artigo visa relatar as práticas pedagógicas utilizadas no Laboratório de Ensino, Investigação e Projeto em Arquitetura e Urbanismo, compartilhar experiências e refletir sobre o desenvolvimento inicial do projeto de restauro do patrimônio edificado do Quartel do Exército, tombado a nível municipal, que compreende o projeto de implantação do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Passo Fundo (RS). De modo sumário, as práticas promovidas pelo Laboratório pretendem, por meio da extensão, e com a colaboração de professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, contribuir para a discussão do ensino do processo de projeto arquitetônico, e promover a responsabilidade social da Arquitetura e Urbanismo. Pretende-se relatar a importância da crítica e da articulação de saberes no ensino de projeto aplicado ao campo do patrimônio histórico–cultural, na interface entre o novo e o antigo, expondo as dificuldades enfrentadas e os resultados pedagógicos favoráveis obtidos preliminarmente, já que o projeto encontra-se em andamento. A definição de diretrizes metodológicas, ponto inicial para o desenvolvimento do projeto arquitetônico de restauro do antigo Quartel de Passo Fundo, prevê um uso compatível com o patrimônio edificado com a destinação de um uso público, não somente à comunidade acadêmica com o uso administrativo, mas a todos os habitantes, conformando um campus-parque, tendo em vista sua localização nobre na região central da cidade. | pt_BR |