Show simple item record

dc.contributor.authorIneichen, Julien
dc.date.accessioned2021-08-08T02:08:55Z
dc.date.available2021-08-08T02:08:55Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1137
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractNas sociedades democrátcas, urbanas e globalizadas, a produção do ambiente natural e construído é sujeita a uma reconfguração de sua governabilidade. O arquiteto deve responder a esta nova condicionante elaborando modalidades de trabalho capazes de mobilizar os pontos de vista de um número cada vez maior de atores, sejam estes especialistas de disciplinas engajadas no projeto ou simples cidadãos interessados na sua realização. Neste contexto, nossa pesquisa de doutorado se interessa pelo potencial e pelos limites do atelier de arquitetura e, mais especifcamente, no seu formato intensivo de curta duração, como um dispositvo pedagógico para formar à concepção colaboratva de projetos. No âmbito desta contribuição, nossa proposta é apresentar três modelos pedagógicos inscritos na visão sócio-construtvista da educação, e que dialogam estreitamente com a prátca do atelier pedagógico dos arquitetos: o aprendizado baseado no problema (Problem Based Learning), o aprendizado baseado no projeto (Project Based Learning) e o aprendizado baseado no atelier (Studio Based Learning). Esta leitura nos permite detalhar a dimensão coletva do dispositvo, seu posicionamento epistemológico e o papel das especifcidades do seu ambiente para o seu bom funcionamento. Estas ancoragens teóricas, inspiradas nas ciências da educação, nos permitem ressaltar várias facetas desta modalidade de aprendizado, que permanecem ainda amplamente implícitas na mente de muitos estudantes e docentes em arquitetura.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectAteliêpt_BR
dc.subjectProblem Based Learningpt_BR
dc.subjectProject Based Learningpt_BR
dc.subjectStudio Based Learningpt_BR
dc.titleProblem based learning, project based learning e studio based learning: Três etapas na explicitação da originalidade do dispositvo pedagógico do atelier de arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record