dc.description.abstract | Nas sociedades democrátcas, urbanas e globalizadas, a produção do ambiente natural e construído é sujeita a uma reconfguração de sua governabilidade. O arquiteto deve responder a esta nova condicionante elaborando modalidades de trabalho capazes de mobilizar os pontos de vista de um número cada vez maior de atores, sejam estes especialistas de disciplinas engajadas no projeto ou simples cidadãos interessados na sua realização. Neste contexto, nossa pesquisa de doutorado se interessa pelo potencial e pelos limites do atelier de arquitetura e, mais especifcamente, no seu formato intensivo de curta duração, como um dispositvo pedagógico para formar à concepção colaboratva de projetos. No âmbito desta contribuição, nossa proposta é apresentar três modelos pedagógicos inscritos na visão sócio-construtvista da educação, e que dialogam estreitamente com a prátca do atelier pedagógico dos arquitetos: o aprendizado baseado no problema (Problem Based Learning), o aprendizado baseado no projeto (Project Based Learning) e o aprendizado baseado no atelier (Studio Based Learning). Esta leitura nos permite detalhar a dimensão coletva do dispositvo, seu posicionamento epistemológico e o papel das especifcidades do seu ambiente para o seu bom funcionamento. Estas ancoragens teóricas, inspiradas nas ciências da educação, nos permitem ressaltar várias facetas desta modalidade de aprendizado, que permanecem ainda amplamente implícitas na mente de muitos estudantes e docentes em arquitetura. | pt_BR |