dc.description.abstract | Periódicos são importantes veículos de divulgação da arquitetura, e também podem ser meios bastante promissores de pesquisas. Sob esse olhar, objetivou-se resgatar e analisar as discussões sobre ensino de arquitetura à luz dos problemas e propostas referentes ao Trabalho Final de Graduação (TFG), presentes na revista Projeto entre os anos de 1989 e 2011. Nesse contexto, pretendeu-se responder questões como: Quais foram os problemas e propostas daquela época? Quais discussões permaneceram? Quais eram as opiniões dos arquitetos? O que houve de criativo e inovador? Definida como uma pesquisa documental, a escolha do ano de 1989 ocorreu devido à publicação do resultado do primeiro concurso para TFGs Opera Prima, que colocou em evidência o valor desse tipo de trabalho. Entre os anos de 1987 e 1995, a revista publicou diversos textos de arquitetos, mas após 1995 constatou-se a ausência de discussões/artigos sobre o ensino no periódico, levando-nos a questionar se nada mais foi feito após a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais em 1994. A expansão do ensino superior, os trabalhos de graduação, os exames de proficiência, o Opera Prima e a repetição de modelos de obras monumentais foram as temáticas mais presentes e que permaneceram nas discussões atuais. O resgate das ideias presentes nos textos levantados vislumbra caminhos para o futuro, apresentando avanços, retrocessos e, principalmente, a partir disso caminham para a obtenção de um ensino de excelência. | pt_BR |