dc.description.abstract | Este texto integra os estudos do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade – N.ELAC – IAU.USP), adensando a amálgama criada pelo Acordo de Cooperação Internacional USP/UP/2012-2015, entre o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU.USP) e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), estabelecendo liames de conhecimento e experimentação na seara que estuda as linguagens da arquitetura e da cidade. Atualmente, o grande avanço tecnológico trouxe consigo diversas ferramentas computacionais e, consequentemente, modificações no que concerne aos métodos de projeto. O papel do desenho a mão livre é sabatinado e sua importância é discutida, entretanto o desenho apresenta características simbióticas ao pensamento humano, à cognição e ao desenvolvimento da percepção, o que não pode ser desvinculado do pensar projetual arquitetônico. Com vistas a contribuir com tal debate, este artigo pretende levantar insumos para exortar essa discussão, utilizando uma forma de análise que abarque o entendimento dos croquis de obras selecionadas do arquiteto português Eduardo Souto de Moura: Estádio Municipal de Braga (2000-2003), Duas Casas em Ponte de Lima (2001-2002) e Casa em Cascais (1994-2000). A partir do elenco de informações sistematizadas realizaram-se agrupamentos de projetos com características semelhantes, de acordo com a leitura feita sobre as obras selecionadas. Foram feitas leituras de seus desenhos conceptivos por meio de comentários gráficos sobre esses esboços, as quais permitiram verificar que as primeiras ideias da obra construída já estavam presentes nos croquis. | pt_BR |