dc.description.abstract | Este texto refere-se ao trabalho final da disciplina Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/UFRJ), e tem como tema a pós-graduação e a formação do professor de projeto de arquitetura. Diante das atuais exigências de capacitação do corpo docente das universidades e de uma conseqüente ampliação no número de cursos de Mestrado e Doutorado em Arquitetura no Brasil, questiona-se: quem deve ser o professor/mestre em projeto de arquitetura? Analisar qual é o perfil do professor de projeto e quais os instrumentos necessários para capacitá-lo são os objetivos deste trabalho, que tem como base teórica os escritos de Paulo Freire, Rubem Alves, Boaventura de Souza Santos e de professores de arquitetura pesquisadores do assunto. As análises seguintes poderão fazer-nos refletir que a pós-graduação “strictu sensu” é um importante instrumento na busca pelo aumento da qualidade dos cursos de graduação em arquitetura, formando professores realmente capacitados para produzir conhecimento. | pt_BR |