dc.description.abstract | Este artigo enfoca articulações entre arquitetura – abordada em um sentido amplo, englobando configuração espacial e forma construída – e intervenções recentes realizadas na Praia do Meio, Natal. O trabalho é parte de tese em andamento que visa contribuir para o entendimento de nexos entre arquitetura e sociedade e identificar variáveis arquitetônicas que promovem mais vida urbana (expressada por arenas de maior diversidade social, avaliação favorável e apropriação) em três praias de Natal. Argumenta-se que as intervenções recentes, a construção da ponte Newton Navarro (2007) e as reformas recentes no calçadão (2015) não parecem capazes de reverter visões que vários setores da população (mídia inclusive) manifestam sobre a área, como decadente e conflituosa. Entendendo que existe uma lógica social do espaço (HILLIER & HANSON, 1984), identificamos que problemas sociais estão relacionados a problemas da arquitetura da área, segmentada por estruturas espaciais dissociadas em setores estanques, nos quais acessibilidade topológica local e global pouco, ou nada, coincidem, formando um enclave, e onde formas construídas diferentes apontam usos e usuários distintos, situação agravada, ainda, pela descontinuidade na frente de orla entre areia, calçadão e o outro lado da rua. As intervenções recentes, pensadas ou na lógica do carro ou em obras pontuais, em vez de endereçar os problemas arquitetônicos identificados, reforçam a segmentação da área, dificultando o movimento e a interação de pessoas e atividades na Praia do Meio. | pt_BR |