dc.description.abstract | Este artigo/ ensaio se propõe a apresentar uma analise crítica de alguns referenciais teórico-‐praticos propostos tanto pelo tema do 7° Projetar, quanto da experimentação acadêmico-‐curricular, pedagógico–metodológica por nos praticada em 2011-‐2 num estúdio intermediário denominado Intervenções Efêmeras em Contextos Urbanos (NASCIMENTO, 2009), no Curso de Arquitetura e Urbanismo (fundado em 2009), da Universidade Federal de São João Del-‐Rei. A intervenção efêmera, entendida como um acontecimento (entre) diferentes situações, ocorre simultaneamente como processo e ação, e visa além do desenvolvimento de propostas conceituais, também um exercício pratico inserido num contexto urbano específico. O tema apresentado é fruto de nossas ações e praticas e procuram articular e entrelaçar entendimentos sobre a indissociabilidade entre ensino-‐pesquisa-‐extensão, incorporando algumas bases que extrapolam e mesmo fundamentam a ação situada do/no presente e no mundo real. | pt_BR |