Show simple item record

dc.contributor.authorRocha, Ana Paula
dc.contributor.authorMoreira, Daniel
dc.date.accessioned2021-08-08T01:53:35Z
dc.date.available2021-08-08T01:53:35Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1110
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Arquitetura em si, e nos seus diálogos com outras áreas de conhecimento. A questão básica que orienta este artigo é a análise de como as transformações tecnológicas e a transdisciplinaridade afetam as mudanças de paradigma na disciplina arquitetônica. Trata-se de um estudo que procura identificar quais são as transformações impostas pela inserção dos meios digitais no cotidiano humano, suas implicações no pensamento, gênese e produção arquitetônica contemporânea e, finalmente, estudar um projeto que aborda essas reflexões. O principal objetivo da pesquisa é investigar como a concepção de projetos arquitetônicos pode ser ampliada para que corresponda à complexidade intrínseca aos novos modos de vida inerentes à sociedade pós-industrial do século XXI. Dentro desse contexto, numa atmosfera em que os suportes digitais estão, cada vez mais, vinculados à existência humana, procura-se entender as inter-relações entre concreto e virtual na configuração de uma nova espacialidade. Apresenta-se então uma reflexão a partir de um projeto contemporâneo – o Hotel WZ Lorena do arquiteto Guto Requena – que retoma questões advindas do universo conceitual da virtualidade e cujo desenho e conceito são indissociáveis de ambientes virtuais. Como método de análise, o projeto selecionado será estudado a partir de seis critérios: programa, sítio de implantação, conceito e partido, resposta formal, interação com o ambiente externo e interação com o usuário. A intenção é analisar como as possibilidades espaciais dos ambientes virtuais e concretos vêm nutrindo-se mutuamente e as formas de diálogo entre imaterialidade e materialidade.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectArquitetura Contemporâneapt_BR
dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectGuto Requenapt_BR
dc.subjectHotel WZ Lorenapt_BR
dc.titleInteratividade na Arquitetura Contemporânea: O Real, o Virtual e o Híbridopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record