dc.description.abstract | O presente artigo objetiva apresentar uma experiência pedagógica desenvolvida recentemente a partir de uma colaboração articulada entre as disciplinas projeto de arquitetura 1 e teoria e história da arquitetura 3, no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Alagoas/ Campus Arapiraca. Busca-se discutir os resultados alcançados no âmbito do processo de projeto, a partir da experimentação de uma metodologia que integrou, além dos habituais desenvolvimentos em atelier, a elaboração de maquetes físicas e os apoios da análise gráfica e da teoria da arquitetura. Observou-se que tal desenvolvimento integrado possibilitou atingir bons resultados projetuais, além de desenvolver nos alunos a capacidade de fundamentar e defender os seus projetos, com base em argumentos desenvolvidos ao longo dos procedimentos. A coerência entre processo e resultado, que raramente se atinge nas primeiras disciplinas de projeto, foi facilitada pela integração entre a disciplina teórica e a prática projetual em atelier, associando maquetes, análise gráfica e teoria da arquitetura. Acredita-se que o diferencial da experiência empreendida tenha sido a combinação de estratégias que, isoladas, já possuem grande potencial para o desenvolvimento criativo dos alunos. A experiência demonstrou que a integração concatenada de metodologias e teorias não gerou apenas uma enumeração de processos possíveis, mas uma potencialização de suas qualidades individuais para o desenvolvimento da criatividade projetual. | pt_BR |