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dc.contributor.authorToledo, Alexandre
dc.contributor.authorMaia, Rafael
dc.date.accessioned2021-08-08T01:48:23Z
dc.date.available2021-08-08T01:48:23Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1101
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractO crescente desenvolvimento das mídias digitais tem levado ao questionamento das formas tradicionais de concepção e representação do projeto de arquitetura, impactando nas práticas pedagógicas no ensino dessa disciplina. Como conciliar os métodos tradicionais e os atuais de concepção e representação, no ensino de projeto de arquitetura? O objetivo do presente artigo é discutir a utilização de métodos analógicos e digitais nas distintas fases de desenvolvimento do projeto. Descreve-se experiência didática sobre o tema edifício vertical, vivenciada na disciplina Projeto de Arquitetura 6 do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas/Campus Maceió, no período de 2013 e 2014. Desenvolve-se um único tema por semestre na disciplina, em quatro etapas distintas: estudo de repertório, esboço/estudo preliminar, anteprojeto e projeto legal. Constatou-se que os estudantes com maior domínio de ferramentas digitais apresentaram certa resistência em utilizar métodos tradicionais de representação na fase de criação, esboço/estudo preliminar, e também de confeccionarem estudos de massa e maquetes físicas, nas fases de esboço e anteprojeto; contudo, conseguiram mais agilidade no cumprimento das etapas de anteprojeto e projeto legal, sobretudo os que dominavam a ferramenta BIM. Não se verificaram diferenças significativas na concepção das propostas, na fase de criação, em função do método utilizado. Conclui-se que os métodos tradicionais e digitais de concepção e representação de projeto podem ser aplicados indistintamente nas etapas iniciais de projeto; porém nas fases mais avançadas, o domínio de ferramentas digitais torna-se imprescindível.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectEdifício Verticalpt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectConcepçãopt_BR
dc.subjectDigitalpt_BR
dc.titleExperiência de ensino de projeto com edifícios verticais: Transitando entre o analógico e o digitalpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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