dc.description.abstract | O objetivo principal deste artigo é realizar uma avaliação crítica do processo metodológico aplicado na estruturação de uma disciplina de introdução ao projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CAU/UFRRJ). No recorte selecionado para a investigação, a disciplina atendeu a cerca de cem alunos durante os períodos de 2012-‐1, 2012-‐2, 2013-‐1 e 2013-‐2, seguindo basicamente a mesma metodologia e o mesmo conteúdo programático, pautando-‐se pela aplicação de dois trabalhos práticos. Assim, foram propostos dois exercícios de simulação projetual: “Abrigo Ideal no Campus”, cujo programa parte do conhecimento e bagagem cultural do próprio aluno, e “Pavilhão Olímpico Rio 2016”, que aproveita o ensejo dos jogos olímpicos para estimular a criatividade e a liberdade formal a partir da inserção de objeto arquitetônico no Forte de Copacabana. O artigo pretende discutir as particularidades do CAU/UFRRJ, em termos locacionais e socioeconômicos, e com base na metodologia de projeto e estudo de quatro estudos de caso, ambiciona apresentar uma reflexão capaz de sinalizar as conquistas e as fragilidades do processo visto em sua totalidade, de tal modo a indicar possibilidades de para a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso, com vistas a uma maior integração disciplinar e metodológica alinhadas ao Marco Referencial a ser discutido e reformulado pelos corpos docente e discente, no sentido de fomentar sobre bases humanistas e progressistas a formação do arquiteto urbanista (RHEINGANTZ, 2003). | pt_BR |