Show simple item record

dc.contributor.authorHerbst, Helio
dc.contributor.authorAlcantara, Denise
dc.date.accessioned2021-08-08T01:42:02Z
dc.date.available2021-08-08T01:42:02Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1090
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal deste artigo é realizar uma avaliação crítica do processo metodológico aplicado na estruturação de uma disciplina de introdução ao projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CAU/UFRRJ). No recorte selecionado para a investigação, a disciplina atendeu a cerca de cem alunos durante os períodos de 2012-­‐1, 2012-­‐2, 2013-­‐1 e 2013-­‐2, seguindo basicamente a mesma metodologia e o mesmo conteúdo programático, pautando-­‐se pela aplicação de dois trabalhos práticos. Assim, foram propostos dois exercícios de simulação projetual: “Abrigo Ideal no Campus”, cujo programa parte do conhecimento e bagagem cultural do próprio aluno, e “Pavilhão Olímpico Rio 2016”, que aproveita o ensejo dos jogos olímpicos para estimular a criatividade e a liberdade formal a partir da inserção de objeto arquitetônico no Forte de Copacabana. O artigo pretende discutir as particularidades do CAU/UFRRJ, em termos locacionais e socioeconômicos, e com base na metodologia de projeto e estudo de quatro estudos de caso, ambiciona apresentar uma reflexão capaz de sinalizar as conquistas e as fragilidades do processo visto em sua totalidade, de tal modo a indicar possibilidades de para a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso, com vistas a uma maior integração disciplinar e metodológica alinhadas ao Marco Referencial a ser discutido e reformulado pelos corpos docente e discente, no sentido de fomentar sobre bases humanistas e progressistas a formação do arquiteto urbanista (RHEINGANTZ, 2003).pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectMétodo Pedagógicopt_BR
dc.subjectReflexão na Açãopt_BR
dc.subjectEducação Progressistapt_BR
dc.titleDo autorretrato à percepção da urbe: uma introdução ao processo projetual – conquistas e percalçospt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record