Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Roberto
dc.date.accessioned2021-08-01T15:24:46Z
dc.date.available2021-08-01T15:24:46Z
dc.date.issued2003-10-01
dc.identifier.issn8572731806
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/108
dc.descriptionArtigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN.pt_BR
dc.description.abstractEsta é uma apresentação resumida dos conteúdos de uma dissertação de mestrado, que aborda o currículo de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil desde uma perspectiva sócio-histórica. Esta pesquisa indica que um dos maiores problemas com o ensino decorre da naturalização de uma lógica de fragmentação no modo como se opera com o conhecimento. Isso se evidencia, sobretudo, na estruturação dos currículos: ao invés de percurso, processo, projeto, o currículo tornou-se grade, molde, padrão, assumindo um viés meramente administrativo. A formação de sujeitos críticos e autônomos, objetivo primeiro do ensino, encontra no currículo, na atual organização do sistema educativo brasileiro, um empecilho. Para combater a fragmentação instalada na organização do ensino e no próprio conhecimento, é necessário sair de trás das grades curriculares. Esse combate passa pela reconsideração e ampliação do conceito de currículo, isto é, pela desnaturalização de seus modos atuais de operação. Discutir o currículo significa discutir também o campo da arquitetura, uma vez que o currículo é expressão das diversas forças que aí atuam. Esse trabalho defende a tese de que é necessário introduzir uma nova estrutura no ensino de graduação que propicie, de fato, uma formação plena aos indivíduos. O ensino como pesquisa se apresenta aí como uma alternativa.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino de Arquiteturapt_BR
dc.subjectProfissão de Arquitetopt_BR
dc.titleAtrás das Grades Curriculares: Da Fragmentação do Currículo de Arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record