dc.description.abstract | O artigo apresenta e discute parte dos resultados de uma investigação desenvolvida por equipe de pesquisadores da UFRN, que tem como objeto práticas de projeto de arquitetura e urbanismo em situações de integração entre a academia e os meios social e profissional, dentre as quais se destacam as experiências de oficinas de projeto com participação de agentes externos à universidade. Neste artigo específico, coloca-se o foco sobre a questão da criatividade no processo de projeto dos alunos participantes de oficinas intensivas temporárias, que será ilustrada por um dos casos estudados: a oficina de projeto comemorativa dos 40 anos do CAU-UFRN, realizada em Natal em setembro/outubro de 2014. O percurso metodológico incluiu revisão crítica da literatura inerente ao tema, observação participante na referida oficina, análise dos projetos dela resultantes e aplicação de questionários aos alunos e professores envolvidos, os quais avaliaram processos e produtos. Os resultados indicam uma experiência positiva para o aprendizado do projeto fora do atelier tradicional e a vivência de ambiências e métodos potencialmente favoráveis à criação ideias, o que não impediu, no caso estudado, a ocorrência de alguns paradoxos. | pt_BR |