dc.description.abstract | A moradia de interesse social é um tema extremamente relevante nos países latino-americanos, e, particularmente, no Brasil, devido a um processo de urbanização que exclui e segrega uma parcela significativa da população, dando origem a um quadro de carências no campo da habitação e, também, no que diz respeito, ao acesso à infra-estrutura urbana, ao transporte coletivo, aos equipamentos comunitários. Essa questão assume contornos especialmente expressivos no estado do Rio de Janeiro onde, cerca de 1.400.000 habitantes moram em assentamentos informais. O objetivo de nosso trabalho é promover uma reflexão sobre a contribuição e o significado do ensino de projeto, nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, para a implementação de ações de apoio ao movimento social organizado, bem como para a formulação de políticas públicas de habitação de interesse social. Nesse sentido, abordaremos a experiência empreendida na disciplina Projeto de Habitação Popular, ministrada na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, ao longo dos últimos vinte anos. Com este trabalho, pretendemos contribuir, também, para o debate sobre o papel da Universidade na formação de arquitetos e urbanistas qualificados para a atuação em singular campo profissional: a assistência técnica para a promoção de melhorias nas habitações em assentamentos informais. | pt_BR |