dc.description.abstract | Partindo da premissa que o ambiente do atelier é fundamental para o ensino e aprendizagem em arquitetura, este artigo pretende apresentar uma abordagem a cerca da sala de aula, da APO (Avaliação Pós-ocupação do Ambiente Construído) como ferramenta de análise da qualidade desse espaço, e das novas mídias. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade do espaço utilizado e sua adequação para novas práticas pedagógicas e novas tecnologias, tendo como objeto de estudo as salas de aula do DAU-UFV. Para tal, foi adotada a metodologia da APO construtiva, funcional e comportamental. Os dados obtidos confirmaram a afirmativa que: o ateliê de projeto de arquitetura é um exemplo vivo e tradicional de uma forma de ensino prática-reflexiva, onde os estudantes aprendem através do fazer, apoiados pela orientação dos professores. No DAU verificou-se a necessidade de adaptação das salas quanto ao layout, à parte elétrica, da inconstância do sinal de internet assim como a inclusão de novas mídias de ensino; necessidade de manutenção geral das salas e do mobiliário e necessidade de maior flexibilidade do espaço. Neste sentido, entende-se que as novas mídias e tecnologias devem ser introduzidas nas escolas de arquitetura já que estão inseridas na vida do estudante, e devem ser encaradas como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Cabe salientar que a finalidade não é substituir as mídias tradicionais, e sim acoplá-las aos recursos tecnológicos, para que a aprendizagem seja mais eficaz e estimulante. | pt_BR |