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dc.contributor.authorMiguel, Eleusy
dc.contributor.authorSouza, Maressa
dc.contributor.authorCarvalho, Aline
dc.date.accessioned2021-08-08T01:32:09Z
dc.date.available2021-08-08T01:32:09Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1073
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractPartindo da premissa que o ambiente do atelier é fundamental para o ensino e aprendizagem em arquitetura, este artigo pretende apresentar uma abordagem a cerca da sala de aula, da APO (Avaliação Pós-ocupação do Ambiente Construído) como ferramenta de análise da qualidade desse espaço, e das novas mídias. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade do espaço utilizado e sua adequação para novas práticas pedagógicas e novas tecnologias, tendo como objeto de estudo as salas de aula do DAU-UFV. Para tal, foi adotada a metodologia da APO construtiva, funcional e comportamental. Os dados obtidos confirmaram a afirmativa que: o ateliê de projeto de arquitetura é um exemplo vivo e tradicional de uma forma de ensino prática-reflexiva, onde os estudantes aprendem através do fazer, apoiados pela orientação dos professores. No DAU verificou-se a necessidade de adaptação das salas quanto ao layout, à parte elétrica, da inconstância do sinal de internet assim como a inclusão de novas mídias de ensino; necessidade de manutenção geral das salas e do mobiliário e necessidade de maior flexibilidade do espaço. Neste sentido, entende-se que as novas mídias e tecnologias devem ser introduzidas nas escolas de arquitetura já que estão inseridas na vida do estudante, e devem ser encaradas como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Cabe salientar que a finalidade não é substituir as mídias tradicionais, e sim acoplá-las aos recursos tecnológicos, para que a aprendizagem seja mais eficaz e estimulante.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectAtelier de Projetopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAvaliação Pós-Ocupaçãopt_BR
dc.subjectNovas Mídiaspt_BR
dc.subjectNovas Tecnologiaspt_BR
dc.titleAteliê de ensino de projeto arquitetônico e novas tecnologias: a APO como metodologia para a avaliação da qualidade do espaçopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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