dc.description.abstract | A proposta deste documento é compartilhar o know-how de uma atividade acadêmica que tem se tornado frequente nas disciplinas teórico-práticas que envolvem o tema do patrimônio cultural. Insistindo em conceitos como herança, memória, pertença e identidade, os acadêmicos constroem suas próprias bagagens, a partir de experimentações reais que envolvem leituras, jogos, passeios, viagens e degustações de gastronomia típica. Esta forma de abordagem do problema é chamada por todos de “Consumo do Patrimônio,” sendo que sua abrangência excede aos limites territoriais do município. Para além dos conhecimentos gerados e esperados, este tipo de dinâmica familiariza os alunos com a temática e intensifica as relações entre os acadêmicos entre si e entre seus pares, uma vez que as experiências vividas são compartilhadas nas redes sociais. Esta metodologia não linear consubstanciada por um ensino não convencional, tem alcançado bons resultados e frutificado, uma vez que a predileção pelo tema tem sido estendida, para atividades de pesquisa e extensão, trabalhos finais de graduação ou, até mesmo, de pós-graduação. | pt_BR |