dc.description.abstract | Nas últimas décadas, o ato de projetar para a infância passou a valorizar o estudo e entendimento dos processos de percepção e cognição das crianças e das suas relações com o ambiente ao redor, incluindo as expectativas e as vivências desses usuários como importantes componentes do processo projetual. Para tanto, uma importante contribuição tem sido dada por meio da adoção de uma abordagem participativa, considerada fundamental para aproximar a atividade projetual das necessidades reais da comunidade usuária, com influência tanto na programação arquitetônica e urbanística quanto na tomada de decisões técnicas ligadas ao conforto, estética e outras características do edifício. O presente artigo apresenta a aplicação de uma metodologia participativa de projeto ao ambiente escolar, desenvolvida durante a elaboração do anteprojeto de uma instituição para educação infantil apresentado como Trabalho Final de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Entre os procedimentos metodológicos, a pesquisa inicial incorporou a atividade de desenho com crianças (usuários em potencial da futura instituição) como meio de expressão dos seus principais anseios. Os resultados da pesquisa mostraram que elas gostariam de ter espaços generosos e coloridos que pudessem modificar facilmente, nos quais pudessem ter contato com água e pequenos animais. A proposta projetual desenvolvida respondeu a estes anseios por meio de uma edificação com pátios generosos e voltada para a valorização dos sentidos da criança. | pt_BR |