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dc.contributor.authorChamma, Paula Valéria
dc.contributor.authorSalcedo, Rosio
dc.date.accessioned2021-08-08T01:20:14Z
dc.date.available2021-08-08T01:20:14Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1052
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractO abandono, a descaracterização e a degradação das edificações dos centros históricos vem atentando contra a identidade e autenticidade do patrimônio arquitetônico e urbano. A salvaguarda do patrimônio exige dos arquitetos, ao longo da história, a compreensão do lugar e seus componentes sociais, culturais, morfológicos, simbológicos, a identidade-memória, entre outros. No Brasil, o conhecimento básico do arquiteto para desenvolver projetos em áreas históricas é oferecido nas escolas de arquitetura por meio das disciplinas Técnicas Retrospectivas, Patrimônio Cultural e nos estudos de caso, visitas técnicas, estudos projetuais e entre eles, os trabalhos finais de graduação (TFGs). O objetivo dessa pesquisa foi a análise dialógica na dimensão estética dos projetos de arquitetura em áreas históricas, premiados no concurso Ópera Prima, na última década. O método utilizado é dimensão estética da topogênesis, com base na fundamentação teórica e filosófica de Bakhtin (1997),Ricoeur (2002), (Muntanola, 2000). Assim sendo, será averiguado a dialogia nas duas dimensões: tempo cosmológico (configurativa) e tempo histórico (refigurativa). Por sua vez, essa análise compreendeu três etapas. Na primeira foram selecionados projetos premiados pelo concurso Ópera Prima na última década na temática patrimonial.A segunda etapa abrangeu a análise dialógica na estética de cada projeto, tendo como base a configuração dos projetos e a sua interpretação pelo juri e autores dessa pesquisa (refiguração).Na terceira etapa avaliou a síntese dialógica de todos os projetos estudados. Desta forma, pretende-se contribuir com os métodos de ensino de projetos em área histórica a partir do estudo da arquitetura dialógica.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectDialogiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProjetos Contemporâneospt_BR
dc.titleA dialogia na dimensão estética dos projetos de arquitetura em áreas históricas no concurso Ópera Primapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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