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dc.contributor.authorChamma, Paula Valéria
dc.contributor.authorAmaral, Claudio
dc.date.accessioned2021-08-08T01:17:27Z
dc.date.available2021-08-08T01:17:27Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1047
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo relata uma pesquisa desenvolvida em 2014 sobre avaliação em disciplinas projetuais nas escolas de arquitetura brasileiras. No Brasil, muitos cursos de arquitetura foram abertos nos últimos anos, chegando hoje a mais de 300 escolas. O universo da pesquisa foram as 310 escolas de arquitetura registradas no e-MEC (sistema eletrônico dos processos de regulamentação das instituições de ensino superior do Ministério da Educação e Cultura). A pesquisa teve por objetivo a caracterização das práticas avaliativas realizadas pelos arquitetos-educadores e a identificação de ações que podem contribuir para melhoria do ensino de projetos. O método adotado seguiu as seguintes etapas: a)abordagem teórica sobre temas como ensino, práticas pedagógicas, práticas reflexivas, avaliação e autoavaliação; b)coleta de informações, com aplicação de questionário e realização de entrevista semi estruturada; c)análise das informações para definir perfil docente e práticas avaliativas. Com o resultado da pesquisa foi possível identificar os sistemas avaliativos sob diferentes aspectos. Das 310 escolas de arquitetura do Brasil registradas no sistema e-MEC, participaram voluntariamente da pesquisa 54 escolas. Foram obtidas 83 respostas, pois mais docentes de uma mesma instituição de ensino responderam ao questionário. As respostas obtidas foram oriundas de escolas de arquitetura de 18 estados brasileiros e permitiram identificar que as ações educativas positivas no ensino de projeto entre o arquiteto-educador e do arquiteto-aprendiz acontecem quando há espaço para o diálogo, quando o arquiteto-educador e o arquiteto-aprendiz têm o entendimento da importância do trabalho conjunto nesse processo.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProjeto de Arquiteturapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDialogiapt_BR
dc.titleA arte de avaliar em arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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