dc.description.abstract | Este artigo relata uma pesquisa desenvolvida em 2014 sobre avaliação em disciplinas projetuais nas escolas de arquitetura brasileiras. No Brasil, muitos cursos de arquitetura foram abertos nos últimos anos, chegando hoje a mais de 300 escolas. O universo da pesquisa foram as 310 escolas de arquitetura registradas no e-MEC (sistema eletrônico dos processos de regulamentação das instituições de ensino superior do Ministério da Educação e Cultura). A pesquisa teve por objetivo a caracterização das práticas avaliativas realizadas pelos arquitetos-educadores e a identificação de ações que podem contribuir para melhoria do ensino de projetos. O método adotado seguiu as seguintes etapas: a)abordagem teórica sobre temas como ensino, práticas pedagógicas, práticas reflexivas, avaliação e autoavaliação; b)coleta de informações, com aplicação de questionário e realização de entrevista semi estruturada; c)análise das informações para definir perfil docente e práticas avaliativas. Com o resultado da pesquisa foi possível identificar os sistemas avaliativos sob diferentes aspectos. Das 310 escolas de arquitetura do Brasil registradas no sistema e-MEC, participaram voluntariamente da pesquisa 54 escolas. Foram obtidas 83 respostas, pois mais docentes de uma mesma instituição de ensino responderam ao questionário. As respostas obtidas foram oriundas de escolas de arquitetura de 18 estados brasileiros e permitiram identificar que as ações educativas positivas no ensino de projeto entre o arquiteto-educador e do arquiteto-aprendiz acontecem quando há espaço para o diálogo, quando o arquiteto-educador e o arquiteto-aprendiz têm o entendimento da importância do trabalho conjunto nesse processo. | pt_BR |