dc.description.abstract | Este artigo tem o objetivo de discutir um dos temas que compõe este evento, – a inovação no ensino de projeto, – a partir da proposta de trabalho realizada em um ateliê de projetos de graduação da Ufrgs, tradicionalmente centrado no programa da habitação coletiva. A proposta que se quer explicitar parte do pressuposto da inovação a partir da tradição e da ênfase dada no processo de projeto e em seus instrumentos, ou seja, nas operações reais feitas para projetar, mais que no produto final apresentado: operações compositivas apoiadas no conceito de tipo e na reinterpretação dos mestres modernos já considerados clássicos, mas ainda não suficientemente estudados. Trata-se de pensar o processo de projeto como a montagem de uma ficção através do método do projeto dentro do projeto, em dois sentidos: desde o ponto de vista do edifício e do sítio escolhido. O sítio do projeto corresponde a uma reformulação parcial do Projeto do Bairro Residencial da Praia de Belas em Porto Alegre, de 1953, que origina unidades de vizinhança compatíveis com a escala do edifício a ser proposto, cujo ponto de partida é um tipo consagrado da arquitetura moderna: a Unité D´habitation de Marselha, de Le Corbusier, uma síntese do pensamento corbuseano e uma das hipóteses mais importantes da cultura urbanística contemporânea (MONTEYS, 1996, p. 147). | pt_BR |