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dc.contributor.authorLima, Suzann
dc.contributor.authorSantos, Danielle
dc.contributor.authorHidaka, Lúcia
dc.date.accessioned2021-08-08T00:47:58Z
dc.date.available2021-08-08T00:47:58Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1034
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma experiência de ensino-aprendizagem com estudantes do 1º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, no desenvolvimento de proposta projectual, a partir de instrumental de desenho técnico, expressão gráfica, geometria descritiva e maquetaria, segundo metodologia de resolução de problemas complexos. A metodologia adotada seguiu a definição de complexidade e de resolução de problemas complexos de Edgar Morin (2001; 2002) e das reflexões sobre resolução de problemas complexos de Quesada et al. (2005), tendo por diretrizes a elaboração de tarefas que atendessem às condições de dinamicidade, dependência temporal e complexidade. Foram realizadas 2 Avaliações Formativas, compostas por 4 subavaliações formativas, que contemplavam a construção/identificação de um problema (qual é o problema-foco e os circundantes?); a análise das respostas inexistentes (Por que não é assim?); a representação gráfica e volumétrica das perguntas anteriores e; a melhor resposta encontrada (por que esta e não outras?). Os resultados obtidos na integração dos conteúdos apresentaram os efeitos esperados no planejamento dinâmico dos métodos e visões. A experiência apresentada neste artigo instiga a reflexão sobre a atual matriz pedagógica e docente do curso de arquitetura e urbanismo que separa em disciplinas e áreas de conhecimento a problemática do fazer projetual. A experiência demonstrou a possibilidade de integração metodológica e de conteúdo conduzindo o processo a partir de um problema de investigação e não de uma ementa de conteúdo programático. Ainda tem-se muito a investigar, mas já se visualiza ganhos no processo de ensino e aprendizado do fazer projetual.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectProblema Complexopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.titleResolução de Problemas Complexos: Experiência de inte(g)ração no ensino de Projeto de arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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