dc.description.abstract | Na última reforma curricular, em 2011, o Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais modificou a maneira como as disciplinas de projeto seriam cursadas pelos estudantes. Substituiu um tradicional modelo de disciplinas encadeadas em uma rede de pré-‐requisitos por um modelo de oferta diversificada de módulos disciplinares, os quais seriam escolhidos pelos alunos e então cursados segundo um percurso curricular livre. Estes Módulos de Projeto Flexibilizados – o PFlex – foram propostos, discutidos e desenvolvidos durante vários seminários de avaliação e planejamento realizados pelo Departamento de Projetos, ao longo dos últimos anos. Nestes, constatava-‐se que a lógica de sequenciamento de complexidade e conteúdos das disciplinas, conforme estabelecido pelas suas ementas, não ocorriam na prática e não abarcavam a diversidade de abordagens apresentadas pelos professores, como também não explicavam o amadurecimento dos alunos nas habilidades de projetar. Foi pensando justamente no potencial desta diversidade que a ideia do PFlex foi sendo engendrada. A experiência continua sendo discutida pelo departamento, em seus seminários internos, pelos alunos e por uma pesquisa sobre esses quatro anos de PFlex, com o intuito de avaliação constante e aperfeiçoamento. Este texto apresenta alguns destes dados e realiza uma reflexão sobre esta experiência pedagógica no ensino de projeto. | pt_BR |