dc.description.abstract | O presente artigo visa à reflexão crítica sobre a experiência didático-pedagógica desenvolvida no ciclo de Fundamentação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del-Rei, mais especificamente na disciplina Oficina II, revelando suas principais premissas e abordagens quanto à teoria e prática da produção do espaço. Apresenta-se sua estrutura por meio de estratégias de ensino direcionadas ao desenvolvimento de uma postura autônoma e flexível em relação à atuação junto ao projeto arquitetônico, de uma compreensão crítica e atualizada do cenário, das demandas e necessidades que envolvem a experiência espacial. Ressalta-se a preocupação com o perfil de formação do aluno, no que diz respeito à fundamentação e à instrumentação projetuais em que se baseia seu processo, e em como o entendimento e ação em torno dessa experiência podem contribuir a uma visão mais aberta e empreendedora. Nesse sentido, pretende-se refletir sobre o ensino nos tempos atuais, especialmente no que tange à arquitetura e urbanismo, a partir do reconhecimento dos desafios da articulação das diversas (e em constante transformação) atuações dos agentes de produção e recepção do espaço, do contexto de aprendizagem no âmbito universitário atual e seus desdobramentos na atuação profissional. | pt_BR |