Show simple item record

dc.contributor.authorAlberton, Josicler
dc.contributor.authorZampieri, Renata
dc.contributor.authorMorais, Michelle
dc.date.accessioned2021-08-08T00:28:16Z
dc.date.available2021-08-08T00:28:16Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1001
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractO curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria-­‐ UFSM é estruturado em Ateliês que ocorrem no formato de Ateliês Integrados de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Nos dois últimos anos houve uma mudança consistente nas disciplinas de Ateliê de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I e II, as quais começaram a ser estruturadas de maneira conjunta, incorporando e enfatizando o caráter exploratório destes dois semestres, principalmente no que tange a aspectos de proposição formal e conceitual. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar duas metodologias aplicadas ao longo do primeiro ano do Curso, com enfoque na geração formal e conceitual. A primeira consiste noExercício de Releitura, que ampara os dois exercícios projetuais desenvolvidosdurante o Ateliê de Projeto I, e a segunda metodologia aborda o desenvolvimento de palavras-­‐conceito, desenvolvida durante o Ateliê II. Os resultados obtidos têm-­‐se mostrado profícuos porque houve um aumento de qualidade e complexidades dos projetos apresentados, assim como a formulação de discursos mais consistentes por parte dos acadêmicos. Os exercícios desenvolvidos durante este primeiro ano do Curso revelaram-­‐seferramentas facilitadoras do processo de criação e de aproximação da arquitetura com a esfera artística que se propõe.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectGeração Formalpt_BR
dc.titleO desafio da geração da forma a partir da definição de conceito no ensino de projeto: o caso das disciplinas de Ateliês I e IIpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record