dc.description.abstract | O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria-‐ UFSM é estruturado em Ateliês que ocorrem no formato de Ateliês Integrados de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Nos dois últimos anos houve uma mudança consistente nas disciplinas de Ateliê de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I e II, as quais começaram a ser estruturadas de maneira conjunta, incorporando e enfatizando o caráter exploratório destes dois semestres, principalmente no que tange a aspectos de proposição formal e conceitual. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar duas metodologias aplicadas ao longo do primeiro ano do Curso, com enfoque na geração formal e conceitual. A primeira consiste noExercício de Releitura, que ampara os dois exercícios projetuais desenvolvidosdurante o Ateliê de Projeto I, e a segunda metodologia aborda o desenvolvimento de palavras-‐conceito, desenvolvida durante o Ateliê II. Os resultados obtidos têm-‐se mostrado profícuos porque houve um aumento de qualidade e complexidades dos projetos apresentados, assim como a formulação de discursos mais consistentes por parte dos acadêmicos. Os exercícios desenvolvidos durante este primeiro ano do Curso revelaram-‐seferramentas facilitadoras do processo de criação e de aproximação da arquitetura com a esfera artística que se propõe. | pt_BR |