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    Tectônica para Universidades: a Proposta de Oscar Niemeyer para Espaços Destinados ao Ensino Superior

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    E2029.pdf (1.120Mb)
    Date
    2013-11-01
    Author
    Alberto, Klaus
    Metadata
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    Abstract
    Apesar do campo dos estudos sobre campi universitários envolver aspectos urbanísticos e arquitetônicos, frequentemente, os estudos na área valorizam as teorias urbanísticas e suas aplicações nestas “micro cidades ideais” destinadas à educação. No entanto, a partir da década de 1960, foram desenvolvidos diversos projetos para universidades que se enquadram mais enfaticamente nas temáticas arquitetônicas. Nestas universidades, ao invés da criação de diversos edifícios isolados propunha-se um único edifício de amplas dimensões categorizado pelo crítico Reyner Banham como “megaestruturas”. No Brasil, o projeto do Instituto Central de Ciências (ICC) da Universidade de Brasília (UnB) desenvolvido por Oscar Niemeyer destaca-se como um exemplo desta tipologia arquitetônica. Neste sentido houve um grande esforço para criar soluções técnicas sofisticadas que permitissem a flexibilização dos espaços para que, mantendo-se a mesma estrutura arquitetônica, fossem feitas ocupações e alterações constantes que acompanhassem a dinâmica das ciências. O projeto foi desenvolvido em clara sintonia com os ideais de integração acadêmica preconizados pelos educadores envolvidos no planejamento da universidade e está intrinsecamente relacionada com a própria tectônica da edificação, aqui entendida como uma abordagem analítica do aspecto formal da edificação com as técnicas que permitiram sua materialidade física. Este artigo aborda tanto o estudo do ICC quanto suas repercussões em diversos outros projetos do arquiteto para o mesmo tema pois as soluções estudadas para a UnB tornaram-se uma resposta padrão para problemas projetuais relacionados ao ensino superior no repertório do arquiteto.
    URI
    http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/885
    Collections
    • Eixo 2 - O Lugar da Teoria, da Crítica e da História no Projeto

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