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    Preservação do Patrimônio Construído: o Entendimento da Formação do Arquiteto Contemporâneo no Território Brasileiro

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    #546.pdf (125.3Kb)
    Date
    2009-10-01
    Author
    Farah, Ana Paula
    Metadata
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    Abstract
    O artigo tem por objetivo discutir a formação do arquiteto contemporâneo, no contexto brasileiro, para que tenha base adequada e o conteúdo para atuar no patrimônio construído e em construções de interesse para preservação. Serão analisadas as conseqüências da falta do ensino da disciplina de restauro arquitetônico, que tem tido por resultante a destruição de documentos históricos que dão base para memória coletiva, afetando a transmissão do legado das pessoas para as gerações futuras. Pretende-se evidenciar que, se houver sólida formação do arquiteto no âmbito do restauro arquitetônico, os profissionais terão instrumentos teóricos, críticos e técnicos para que os bens culturais sejam, de fato, preservados. Serão abordadas questões relacionadas à formação dos arquitetos, no cenário europeu e no contexto italiano, trazendo à luz o panorama da história dessa disciplina no âmbito da formação do arquiteto e os cursos de pós-graduação no âmbito italiano, visto que as principais referências bibliografias, o aparato teórico e prático do restauro foram desenvolvidos, na maior parte, pela historiografia italiana. Nesse viés, será discutido o contexto brasileiro, e paralelamente a essas explanações, serão contrapostas as questões que dizem respeito à formação do arquiteto – a disciplina de Técnicas Retrospectivas – aprovada junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA) através da Portaria 1770 de dezembro de 1994.
    URI
    http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/614
    Collections
    • Eixo: Situação

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