• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Anais dos Seminários PROJETAR
    • PROJETAR 2009
    • Eixo: Proposição
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Anais dos Seminários PROJETAR
    • PROJETAR 2009
    • Eixo: Proposição
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo: Um Canteiro Experimental

    Thumbnail
    View/Open
    #300.pdf (102.1Kb)
    Date
    2009-10-01
    Author
    Pisani, Maria
    Caldana, Valter
    Villà, Joan
    Amodeo, Wagner
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O presente artigo tem por objetivo principal contribuir com as reflexões sobre a importância do canteiro como espaço privilegiado para o exercício do binômio invenção/experimentação no processo de ensino-aprendizagem do fazer, da materialização, no campo da Arquitetura e Urbanismo. Para tanto se apresenta aqui, para discussão, uma compreensão e uma proposta que inserem este instrumento, o próprio canteiro, no conjunto daqueles disponíveis para auxiliar na sistematização, na explicitação e no ensino do processo de elaboração do projeto de arquitetura e urbanismo. Importante remarcar, então, que se resgata nesta apresentação a importância deste fazer arquitetônico diante das práticas reflexivas consagradas e hegemônicas no ensino de arquitetura e urbanismo das últimas décadas. Resgate este que se dá aliado à proposta de que se verifique a necessidade de um novo equilíbrio entre o fazer e o pensar neste processo, com especial destaque para a importância da simultaneidade entre o pensar fazendo e o fazer pensando como elementos estruturadores de uma metodologia de ensino. Elaborado a partir do aprofundamento de um estudo preliminar elaborada pelo grupo de pesquisa para a implantação de um canteiro experimental de projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, busca ampliar e aprofundar sua fundamentação teórica e crítica, no sentido de verificar sua pertinência e dar consistência à iniciativa. Para tanto, este trabalho se inicia com uma análise conjuntural da situação atual do ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil, de suas diretrizes curriculares e sua estrutura administrativa didático-pedagógica, passando por uma revisão da importância da prática e da apropriação do fazer na formação do arquiteto sob a ótica do seu ensino nesta mesma conjuntura. Refletindo sobre a hipertrofia do gesto e a supervalorização do partido arquitetônico, propõe uma reflexão sobre qual seu verdadeiro papel no processo de ensino-aprendizagem do projeto de arquitetura e urbanismo em suas várias escalas, diante do atual quadro quantitativo e qualitativo dos cursos e dos novos instrumentos disponíveis para a prática profissional.
    URI
    http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/540
    Collections
    • Eixo: Proposição

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us |

    Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura e Percepção do Ambiente

    Base Theme by 
    Atmire NV
     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us |

    Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura e Percepção do Ambiente

    Base Theme by 
    Atmire NV