• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Anais dos Seminários PROJETAR
    • PROJETAR 2009
    • Eixo: Hibridação
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Anais dos Seminários PROJETAR
    • PROJETAR 2009
    • Eixo: Hibridação
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Desde Dentro Y Desde Fuera. Del Todo a Las Partes Y de Las Partes Al Todo.

    Thumbnail
    View/Open
    #078.pdf (1.260Mb)
    Date
    2009-10-01
    Author
    Riva, Javier
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O trabalho reúne, em duas polaridades, os modos singulares de proceder na produção de qualquer coisa (em particular dos artifícios envolventes) para, relativamente esclarecidos, rastreá-los nos modos de fazer profissionais e nos modos de fazer formativos. A polaridade “desde dentro e desde fora”, sinalizada por Agamben e Foucault, entre outros, leva a distinguir dois posicionamentos e dois âmbitos de reflexão ativa. Desde dentro aparece a envolvência com os discursos épicos e trágicos dos criadores ao falar do seu fazer. Desde fora aparecem os objetos como entidades armazenáveis. Como brinquedos sem processo (Perniola) que se há de classificar por ordens de procedência. É o posicionamento da historiografia. Há em paralelo dois modos de focalizar a consideração do fazer e do miniaturizar. Desde fora – que se relaciona com a geometria, a perspectiva, o simbolismo, a funcionalidade, e desde dentro, que se relaciona com o desenho inespecífico, o “morphing”, o desenho em planta e seção, as tentativas de configurações, etc. “Da parte ao todo” é um modo de proceder acumulativo e a cegas que costuma conduzir a entidades descontroladas. “Do todo à parte” é um modo contextual de significar. Quando o todo se concebe desde fora o produto se estranha e se afasta de qualquer controle. Da parte ao todo pode levar a conceber todos frustrados, ou tecidos orgânicos genéricos que induzem a construir totalidades sem figuração limiar (sem limites). A discussão da parte ao todo (ver Giedion e Morin) e central no enfoque de qualquer pedagogia comprometida.
    URI
    http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/416
    Collections
    • Eixo: Hibridação

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us |

    Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura e Percepção do Ambiente

    Base Theme by 
    Atmire NV
     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us |

    Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura e Percepção do Ambiente

    Base Theme by 
    Atmire NV