Search
Now showing items 1-6 of 6
24 Propostas para Uma Diferente Aproximação ao Ensino do Projeto de Arquitetura Paisagista
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
A especificidade do conteúdo humanista, artístico e técnico da arquitetura paisagista e a sua abrangência provocam, à semelhança do que acontece na arquitetura, formas distintas de pensar e realizar a formação superior em ...
Ensinando (novas) Rezas a (velhos) Vigários: a Integração de Saberes e Fazeres no Atelier de Projeto do Mestrado Profissional
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência pioneira de ensino de projeto no contexto da pós-graduação stricto sensu da área de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: o atelier integrado do Mestrado Profissional em ...
História do Espaço, Espaço da História: Reflexões Sobre o Papel da História no Processo e no Ensino de Projeto de Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
A integração do conteúdo das aulas de história da arquitetura com a prática de projeto tem sido um grande desafio aos cursos de arquitetura e, em geral, tem sido um desafio sequer formulado. Na prática cotidiana dos cursos, ...
Integrando Teória e Prática no Ensino do Projeto de Arquitetura: Uma Didática em Uso
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Adota-se um recorte mais justo que pretende ir além do imediatismo do tema, optando-se por uma contextualização histórica da questão, a seleção de teoria que acompanha o caráter reflexivo que o tema suscita e, por fim, a ...
Involuímos? Ensino de Projeto nas Escolas Brasileiras de Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
O ensino de projeto de arquitetura no Brasil não vai bem. Num pais que soube inserir-se entre as principais potências da arquitetura mundial com obras de excelência e com a construção de uma escola nacional, é surpreendente ...
O Papel da Maquete no Ensino de Projeto: a Maquete como Croquis
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Este artigo pretende discutir alguns procedimentos didáticos envolvendo croquis e maquetes desenvolvidos na disciplina “Projeto Arquitetônico 2-C” da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, à luz da convicção de que “projetar ...