• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Anais dos Seminários PROJETAR
    • PROJETAR 2005
    • Sessões Temáticas
    • Sessão 3 - Rebatimentos Praticas e Interfaces
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Anais dos Seminários PROJETAR
    • PROJETAR 2005
    • Sessões Temáticas
    • Sessão 3 - Rebatimentos Praticas e Interfaces
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Cine-arquiteturas - Interfaces Entre Cinema e Arquitetura

    Thumbnail
    View/Open
    171 SANTOS_FA.pdf (3.446Mb)
    Date
    2005-11-01
    Author
    Santos, Fábio
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Assim como a arquitetura, o cinema é uma das artes onde o sentido espacial é mais forte. Ao incorporar o tempo como uma de suas dimensões, o espaço fílmico permite que falemos de uma ficção arquitetônica, de uma narratividade que nos faz construir uma via subjetiva de análise que extrapola o mero papel técnico, englobando os papéis crítico e experimental. Acentuando a impressão de realidade pela apresentação de formas em movimento, a arquitetura fílmica desempenha papel orquestral e atua como agente ativo de referência e legitimação espaço-temporal, tornando a experiência cinematográfica única. Mesmo não havendo como não sacrificar a continuidade dentro deste esquema e admitindo que o espaço fílmico seja diferente do real, pois sofre extrema influência de seus condicionantes técnicos, que agem como recortes da realidade e determinam, desta maneira, as relações entre tempo e espaço, o que interessa é que a representação deste espaço possa contribuir para a revelação de outras formas de se enxergar o fenômeno arquitetônico. Ao pensar o espaço real representando e recriando suas formas, a arquitetura fílmica pode inclusive se configurar como uma espécie de arquitetura marginal, servindo de importante base para questionamentos e proposições sobre si mesma, indicando os gostos, medos e anseios de cada período e lançando novas idéias. Pelo alcance atual do cinema é pertinente, portanto, que se investiguem as interfaces entre ambos. Não interessa saber, portanto, se estas arquiteturas são um modelo objetivo de espaço, mas sobretudo se são um laboratório de reflexão sobre uma certa idéia de sociedade.
    URI
    http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/288
    Collections
    • Sessão 3 - Rebatimentos Praticas e Interfaces

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us |

    Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura e Percepção do Ambiente

    Base Theme by 
    Atmire NV
     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us |

    Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura e Percepção do Ambiente

    Base Theme by 
    Atmire NV