• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Anais dos Seminários PROJETAR
    • PROJETAR 2003
    • Mesas Redondas
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Anais dos Seminários PROJETAR
    • PROJETAR 2003
    • Mesas Redondas
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Arquitetura x Linguística: Paradigmas do Ensino do Projeto

    Thumbnail
    View/Open
    MR16.pdf (165.3Kb)
    Date
    2003-10-01
    Author
    Marques, Sonia
    Loureiro, Claudia
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O presente texto objetiva discutir aspectos do ensino do projeto arquitetônico e urbano, partindo da associação entre arquitetura e lingüística. A comparação entre a experiência arquitetônica e a experiência do texto é, sem dúvida, matéria controversa, a começar pelo fato de que o arquiteto produz o projeto, mas a fruição é da obra e a distância entre a intenção contida no projeto e o resultado dos gestos que executam a obra, por motivos diversos, pode variar. No entanto, no contexto do ensino e da formação do arquiteto, o que se julga é o projeto, realizado em desenho, ou maquete – virtual ou não. Assim, está-se julgando a idéia representada, o que torna mais fácil e plausível a associação com o texto. A associação entre arquitetura e lingüística não é inédita: proliferam, sobretudo entre os acadêmicos italianos, estudos de teoria de projeto baseados em conceitos extraídos da lingüística, a partir da constatação da crise do projeto como “crise do significado”. Assim, o texto pretende discutir a utilidade no ensino da arquitetura de quatro antigas técnicas de ensino da língua: a cópia, o ditado, a tradução e a composição. Do ponto de vista das técnicas de ensino, a questão que permeia a discussão seria: como se adquire o instrumento de comunicação, as palavras, de forma a ordená-las evitando a construção de frases desconexas do tipo “mim sorvete querer”? Apoiado neste raciocínio, pretende-se iniciar um processo de discussão do papel destas técnicas de ensino tradicionais face à introdução de novas tecnologias de representação.
    URI
    http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/147
    Collections
    • Mesas Redondas

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us |

    Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura e Percepção do Ambiente

    Base Theme by 
    Atmire NV
     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us |

    Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura e Percepção do Ambiente

    Base Theme by 
    Atmire NV