Browsing Artigos em Anais e Eventos by Title
Now showing items 154-160 of 160
-
Urbanismo modernizador, consolidação modernista, reuso pós-moderno: a dinâmica de transformação urbana em Natal e a dilapidação de seu acervo arquitetônico
(PROPAR/UFRGS, 2007-10-01)No processo de construção e re-construção das cidades, usos e estilos se sobrepõem e contrapõem continuamente, em função do jogo das forças sociais e ambientais que caracterizam a dinâmica urbana. Partindo desse pressuposto, ... -
O uso de sistema pré-fabricado e o processo de projeto: uma experiência didática
(IV Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto, 2015-01-01)O foco do estudo foi um experimento didático no campo do projeto arquitetônico de espaços produzidos a partir de sistemas construtivos pré-fabricados desmontáveis e o processo de sua concepção. Por meio da observação dos ... -
UTOPIA, REALIDADE E CRIATIVIDADE: uma análise da experiência do Grupo Archigram à luz de duas teorias do projeto e da concepção arquitetural.
(UFMG, 2011-10-01)Os projetos do Archigram, grupo de arquitetos de vanguarda formado nos anos 60 - com base na Architectural Association School of Architecture, em Londres, não se fundamentavam em requisitos imediatos de exeqüibilidade ... -
Valor de troca, valor de uso: alguns subsídios para (re)pensar o projeto de condomínios verticais
(PROARQ/UFRJ, 2011-11-01)Proposta: A habitação em condomínios verticais multifamiliares é uma solução de moradia usual nas grandes e médias cidades brasileiras. Esse tipo de projeto, no entanto, o imóvel é projetado tendo em vista uma demanda de ... -
O valor do patrimônio vernacular local e a busca por sua improvável mas necessária proteção
(ArquiMEMÓRIA, 2017-11-01)O patrimônio vernacular, enquanto memória da história da cidade e de sua arquitetura, não tem sido reconhecido, no Rio Grande do Norte (RN) e em Natal/Brasil, o que é reflexo de uma conjuntura regional e nacional. Entende-se ... -
Viagem de estudo como recurso didático: a experiência do CAU UFCG
(III ENANPARQ, 2014-10-01)A ampliação de repertórios projetuais de estudantes de Arquitetura e Urbanismo no patrimônio arquitetônico é necessária para o adequado desenvolvimento de propostas de intervenção em contextos preexistentes ensaiados em ... -
O WORKSHOP- A norma de Preservação do Centro Histórico de Natal: Relato de uma experiência de educação patrimonial.
(URBICENTROS#3, 2012-10-01)Diante do recente tombamento do Centro Histórico de Natal, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – e o Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – DARQ/UFRN – ...