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dc.contributor.authorFeijó, Sâmia
dc.date.accessioned2021-08-01T15:17:08Z
dc.date.available2021-08-01T15:17:08Z
dc.date.issued2003-10-01
dc.identifier.issn8572731806
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/99
dc.descriptionArtigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, a inserção da perspectiva do usuário no processo de concepção projetual vem sendo bastante discutida não apenas no âmbito arquitetônico, mas também em áreas afins como psicologia e sociologia, ressaltando o caráter ativo e dinâmico da ação humana nos ambientes e vice-versa. Neste contexto, a Avaliação Pós-Ocupação (APO) desponta como um importante mecanismo de crítica e alimentação de novos projetos arquitetônicos, priorizando as necessidades e percepção dos usuários, e aplicando técnicas e conceitos complementares, tais como o Repertory Grid (Kelly, 1955) e análise de behavior settings (Barker, 1968). Dentre outras implicações, a APO pode gerar subsídios para a elaboração de normas construtivas, a partir de estudos múltiplos realizados em edificações de usos similares. Exemplificamos esse uso através do estudo de edificações para cursos pré-vestibulares, que, inseridas num contexto peculiar, esse setor preocupa pela falta de regulamentações que o reja, tanto no sentido educacional, quanto no sentido construtivo, encontrando condições propícias para o seu crescimento e estabelecimento no mercado. Assim, estas instituições ditam suas próprias regras e, muitas vezes, impõem aos usuários más condições de estadia, situações estressantes e exposição a riscos de vida sérios e desnecessários. Admitindo-se uma vida longa para estes tipos de cursos, torna-se urgente sua vinculação a um órgão educacional competente, bem como a elaboração de normas construtivas que, atendendo as suas necessidades específicas, possam guiar futuros projetos arquitetônicos de cursos preparatórios. Esse trabalho surgiu com a intenção de traçar tais diretrizes.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectAvaliação Pós-Ocupaçãopt_BR
dc.subjectBehavior Settingspt_BR
dc.subjectNormatização de Projetos Arquitetônicospt_BR
dc.titleAPO, Behavior Settings e Rep Grid como Instrumentos para Elaboração de Diretrizes para Projetos Arquitetônicospt_BR
dc.typeArticlept_BR


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