dc.description.abstract | No contexto em que o tema Inovação vem ganhando destaque na agenda nacional de políticas públicas, é fundamental discutir o que seria inovação em Arquitetura e Urbanismo e como reforçar o papel estratégico do projeto nesta área de conhecimento. O trabalho tem como propósito discutir a atual realidade dos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, no contexto do Sistema Nacional de Pós-Graduação, com ênfase na tríade projeto, pesquisa e inovação. Parte-se do pressuposto que a Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo ocupa posição fundamental, empreendendo processos de ensino, pesquisa e extensão estreitamente relacionados, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país. Ao formar quadros de docência no ensino superior com perfil de pesquisadores, os cursos de Mestrado e Doutorado devem também contribuir para ampliar o quadro de pesquisadores integrados ao setor produtivo, estabelecendo um círculo virtuoso de aperfeiçoamento e transformação da sociedade. Parte de uma pesquisa exploratória em andamento, apresenta-se um breve panorama dos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismos, com base em um levantamento de suas áreas de concentração e linhas de pesquisas, buscando verificar aqueles que enfocam o projeto e a relação com a inovação. Corroborando com a análise, discute-se como esta temática vem sendo tratada em pesquisas recentes, particularmente aquelas apresentadas no âmbito de simpósios temáticos realizado no ultimo Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (III ENANPARQ), promovido pela ANPARQ, associação que reúne a maioria dos pesquisadores e programas da área. Procura-se, nas considerações finais, evidenciar que a discussão sobre Projeto perpassa diversos temas, mas sua relação com a inovação e a pesquisa aplicada precisa ser reforçada, de modo a valorizar o relevante papel social e estratégico da área de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. | pt_BR |