dc.description.abstract | A percepção da arquitetura não ocorre apenas com os olhos e sim, é uma experiência multissensorial. Na atualidade a exarcebação de imagens midiáticas faz com que a arquitetura, cada vez mais, seja concebida e percebida priorizando o sentido da visão em detrimento dos demais sentidos. Embora as experiências multissensoriais sejam importantes para apreensão da natureza do espaço arquitetônico, no ensino de arquitetura este conhecimento geralmente limita-se a atividades em disciplinas de plástica, estética ou em oficinas experimentais, são raros os exemplos que as desdobram para o universo da concepção projetual arquitetônica e urbana. Este trabalho procura destacar a importância dessas experiências multissensoriais no ensino e apresenta algumas possibilidades de materialização das sensações em linguagem espacial, como um caminho na concepção criativa do projeto de arquitetura. Para isso, aborda questões teóricas que sustentam essa prática, apresenta alguns meios, ferramentas e resultados baseados em duas experiências acadêmicas com alunos de arquitetura e urbanismo de variados períodos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba. Nesse trabalho, destaca-se a importância de combinar diversos saberes, técnicas e habilidades para qualificar a concepção arquitetônica, favorecendo uma postura acadêmica que explore diferentes caminhos na concepção e percepção da arquitetura e que estes possam ser experimentados na formação do arquiteto e urbanista. | pt_BR |