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dc.contributor.authorCavalcante, Eunadia
dc.contributor.authorOliveira, Giovana
dc.contributor.authorNobre, Paulo Jose
dc.date.accessioned2021-08-07T22:34:26Z
dc.date.available2021-08-07T22:34:26Z
dc.date.issued2013-11-01
dc.identifier.issn2237-5007
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/890
dc.descriptionArtigo publicado no VI Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2013 - Salvador/BA.pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute a formação que tem sido repassada pelas escolas de Arquitetura no Brasil, as quais tem aplicado ao ensino do projeto arquitetônico a simulação do exercício profissional, combinada com a fragilidade didática e a ausência de enfoques pedagógicos. A proposta se fundamenta na necessidade de se encontrar um ponto de equilíbrio que considere as questões normativas, que estimule aos alunos a exercitar a criatividade e que permita o aprofundamento de aspectos conceituais, nem sempre relacionados à execução. Trata também do relato da experiência do Atelier de Projetos de Arquitetura e Urbanismo, do Departamento de Arquitetura da UFRN, que foi regulamentado em 2002, e que se constituiu como um espaço institucional em que os alunos desenvolvem projetos de Arquitetura e Urbanismo. Mostra algumas experiências vividas, as questões envolvidas, o aprendizado e o produto resultante, experiência esta que tem permitido avaliar como positiva, visto que os alunos estão lidando com projetos reais, assim como facilitado a proximidade da Universidade no atendimento à comunidade quanto a demanda por projetos arquitetônicos. Com a experiência do APAU da UFRN pretende-se apontar para a necessidade de pensar sobre a existência de Programas de Extensão Universitária, reconhecido pelas instâncias gestoras, de maneira que professores e alunos possam atuar, fazendo extensão universitária, aliada ao ensino e a pesquisa, e ao mesmo tempo contribuindo para a articulação da formação do Arquiteto e Urbanista. Propõe-se um ambiente que privilegie a observação criativa, a projetação crítica, a fundamentação por meio de abordagens didático-metodológicas de ensino e pesquisa, onde o aluno comece a projetar municiado de instrumentos que lhes permitam produzir uma arquitetura condizente com a realidade da sociedade em que está inserido.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/FAU-UFBApt_BR
dc.subjectAteliêpt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensinopt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.titleAPAU – Atelier de Projetos de Arquitetura e Urbanismo/ufrn, Experiência de Interação Universidade e Sociedadept_BR
dc.typeArticlept_BR


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