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dc.contributor.authorModler, Nébora
dc.contributor.authorAlberton, Josicler
dc.contributor.authorModler, Luís
dc.contributor.authorVaz, Murad
dc.date.accessioned2021-08-05T02:23:03Z
dc.date.available2021-08-05T02:23:03Z
dc.date.issued2013-11-01
dc.identifier.isbn2237-5007
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/875
dc.descriptionArtigo publicado no VI Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2013 - Salvador/BA.pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta um exercício projetual desenvolvido nas disciplinas de Canteiro Experimental II e História da Técnica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul, cujo objetivo foi a integração horizontal curricular. O Projeto Pedagógico do Curso determina para cada semestre uma ênfase e para o quarto semestre, momento da atividade citada, a temática é “estrutura”. Na primeira etapa, desenvolvida em História da Técnica, os alunos estudaram as estruturas da natureza e as ilustraram através de maquetes físicas, o que serviu como introdução para os conteúdos teóricos desta disciplina. No Canteiro Experimental passaram a analisar os esforços presentes construindo analogias, projetando e executando protótipos inspirados nas estruturas pesquisadas sem, contudo, replicar acriticamente o sistema em objetos díspares formal e funcionalmente. Os resultados indicam que a integração mostrou-se profícua por possibilitar uma reflexão crítica sobre o processo de projeto e o papel das componentes práticas e teóricas, sem incorrer em generalizações, mas a partir de uma proposta de exercício pontual. A atividade contribuiu para a aprendizagem na ênfase requerida por permitir o contato com os esforços estruturais, materiais e técnicas. A contribuição também se efetivou em termos de exercício criativo em projeto, pois os alunos foram estimulados a criar mecanismos para atender aos problemas e, ao concretizar suas propostas, tiveram oportunidade de aprender a partir de seus erros de projeto e de execução. Apesar de se tratar de uma proposta experimental específica, a atividade mostrou-se válida no sentido de abertura a novas possibilidade de ensino em arquitetura.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/FAU-UFBApt_BR
dc.subjectEnsino de Arquiteturapt_BR
dc.subjectProjeto Arquitetônicopt_BR
dc.subjectIntegração Curricularpt_BR
dc.titleIntegração Horizontal Através de Exercício Projetual: Canteiro Experimental e História da Técnica – Um Relato de Experiênciapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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