dc.description.abstract | O artigo apresenta um exercício projetual desenvolvido nas disciplinas de Canteiro Experimental II e História da Técnica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul, cujo objetivo foi a integração horizontal curricular. O Projeto Pedagógico do Curso determina para cada semestre uma ênfase e para o quarto semestre, momento da atividade citada, a temática é “estrutura”. Na primeira etapa, desenvolvida em História da Técnica, os alunos estudaram as estruturas da natureza e as ilustraram através de maquetes físicas, o que serviu como introdução para os conteúdos teóricos desta disciplina. No Canteiro Experimental passaram a analisar os esforços presentes construindo analogias, projetando e executando protótipos inspirados nas estruturas pesquisadas sem, contudo, replicar acriticamente o sistema em objetos díspares formal e funcionalmente. Os resultados indicam que a integração mostrou-se profícua por possibilitar uma reflexão crítica sobre o processo de projeto e o papel das componentes práticas e teóricas, sem incorrer em generalizações, mas a partir de uma proposta de exercício pontual. A atividade contribuiu para a aprendizagem na ênfase requerida por permitir o contato com os esforços estruturais, materiais e técnicas. A contribuição também se efetivou em termos de exercício criativo em projeto, pois os alunos foram estimulados a criar mecanismos para atender aos problemas e, ao concretizar suas propostas, tiveram oportunidade de aprender a partir de seus erros de projeto e de execução. Apesar de se tratar de uma proposta experimental específica, a atividade mostrou-se válida no sentido de abertura a novas possibilidade de ensino em arquitetura. | pt_BR |