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dc.contributor.authorTinoco, Marcelo
dc.contributor.authorPedrini, Aldomar
dc.contributor.authorNascimento, Jose Clewton
dc.date.accessioned2021-08-05T00:42:11Z
dc.date.available2021-08-05T00:42:11Z
dc.date.issued2013-11-01
dc.identifier.isbn2237-5007
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/842
dc.descriptionArtigo publicado no VI Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2013 - Salvador/BA.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva apresentar, discutir e avaliar a conc epção, metodologia, os resultados obtidos e apontar desdobramentos de uma proposta desenvol vida em uma disciplina optativa no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, no semestr e 2012.2, intitulada “A UTILIZAÇÃO DO CROQUI NA CONCEPÇAO ARQUITETÔNICA”. Tendo co mo objetivo desenvolver estudos sobre a utilização de croquis conceptivos no processo de projeto, entendendo-os como recurso de análise perceptiva, relacionada a aspectos inerentes ao lugar, e espaço de confronto de soluções na definição do partido arquitetônico, promove a prática do ateli ê de projeto apoiado em conceitos comuns às disciplinas de projeto, teoria e história da arquitetura e do urbanismo e conforto ambiental. O processo metodológico seguido partiu da escolha de 04 áreas, a partir de 04 temáticas para realização dos exercícios. De acordo com os temas escolhidos, foram re alizadas apresentações, por parte dos docentes, de abordagens conceituais relacionadas às temáticas das atividades, que motivaram a apresentação de situações-problemas e programas para des envolvimento do projeto, seguidas de apresentação e discussão das propostas, desenvolvidas ta nto pelos alunos, como também pelos professores responsáveis pela disciplina. As primeiras análises dos resultados obtidos revelam a dificuldade encontrada pelos discentes de articularem a construção do conceito da proposta com a representação esquematizada em croqui, o que nos faz infe rir sobre a necessidade de se estimular esta prática no processo metodológico das disciplinas da estrutura curricular do curso, que têm a concepção projetal como base.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/FAU-UFBApt_BR
dc.subjectConcepção Arquitetônicapt_BR
dc.subjectCroquipt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleO Croqui na Concepção Arquitetônica: Um Desafio na Formação Atual do Arquiteto Urbanista?pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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