dc.description.abstract | Este artigo pretende questionar a pertinência da aplicação do conceito de transdisciplinaridade na formação em arquitetura e urbanismo. Inicia-se com uma breve contextualização do surgimento do conceito advindo da teoria da complexidade para em seguida esclarecer suas especificidades. A segunda parte do artigo apresenta cinco documentos nacionais e internacionais referenciais que definem o perfil, as competências e habilidades do profissional que devem ser atingidas através da formação acadêmica (o primeiro livro do tratado vitruviano (século I A/C), a Carta UNESCO/ UIA para a Educação Arquitetônica, de 1996; a edição revisada desta carta “UIA and Architectural Education: Reflections and recomendations”, de 2011; o documento da ENHSA “Towards a competences based architectural education: Tuning architectural education structures in Europe”, de 2007; a Resolução no. 2, de 17 de junho de de 2010, da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação e o Documento de “Criteria and Indicators for Regional Accreditation of Degree of Architecture, gives Expert Advisory Committee Architecture Mercosur, de 2008). Os perfis definidos por estes documentos são relacionados à questão da aplicação da transdisciplinaridade na formação acadêmica. | pt_BR |