dc.contributor.author | Mattos, Erica | |
dc.contributor.author | Silva, Diego | |
dc.contributor.author | Kós, José | |
dc.date.accessioned | 2021-08-05T00:40:16Z | |
dc.date.available | 2021-08-05T00:40:16Z | |
dc.date.issued | 2013-11-01 | |
dc.identifier.isbn | 2237-5007 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/839 | |
dc.description | Artigo publicado no VI Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2013 - Salvador/BA. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em um contexto de crise e de transformações econômicas e sociais emergem novas práticas criativas que se colocam entre os limites tradicionalmente estabelecidos pelos campos disciplinares. Tais práticas dão indícios de uma mudança na produção arquitetônica contemporânea, que passa a utilizar modos operacionais da arte pública para agir diretamente sobre a cidade - transitando por conceitos como land art e instalações site-specific. A isso se somam o surgimento de novas tecnologias e lógicas de criação colaborativas que se incorporam na produção de intervenções para discutir, criticar e fazer proposições sobre o espaço urbano. Neste artigo apresentamos uma experiência desenvolvida em uma disciplina do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina que resultou na instalação Relational Space #1. Essa instalação interativa foi concebida a partir da discussão sobre o contexto do local escolhido com a análise e apropriação de conceitos estabelecendo pontos de contato com trabalhos já consagrados ou de relevância emergente no campo da intervenção urbana, como DUNE do Studio Roosegaade, Project Blinkenlights do Chaos Computer Club e Phanton Raillings do Public Interventions. Nessa prática o foco se desloca do resultado final para a construção processual e conceitual de um discurso sobre a cidade. A realização dessa experiência demonstrou o potencial da apropriação da arte pública como um dispositivo de ação para a expansão do campo da arquitetura. A inserção desse tipo de processo no ensino de arquitetura é capaz de traçar mudanças na maneira como futuros arquitetos atuam, participam e criam novas imagens da cidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PPGAU/FAU-UFBA | pt_BR |
dc.subject | Arte Pública | pt_BR |
dc.subject | Novas Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Instalação Interativa | pt_BR |
dc.subject | Experiência Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Novas Práticas em Arte e Arquitetura: Processos Criativos e Tecnologias Interativas para Um Campo Expandido | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |