dc.description.abstract | A proposta do artigo é analisar, através de uma perspectiva histórica, as práticas de ensino-aprendizagem no âmbito do Eixo Curricular de Projeto Arquitetônico (ECPA) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (CAU-UFC). Para tanto, foi adotada uma periodização que enfatiza aspectos relativos à fundação da escola em meados da década de sessenta, um segundo momento a partir da década de 1990 e finalmente, transformações recentes com resultados esperados no futuro. Nos três tempos, serão utilizados como parâmetros de análise: o contexto histórico, econômico, político e culturalideológico; os agentes (docentes e discentes); as premissas, os fundamentos, os princípios norteadores do eixo, assim como as ações e contradições. A relevância do artigo se sustenta na necessidade de compreensão da evolução das práticas de ensino-aprendizagem do projeto arquitetônico no contexto do CAU-UFC, assim como resgatar as raízes históricas do Curso, com o intuito de discutir novas possibilidades de atuação, com o objetivo de transformar, integrar e alcançar novos resultados | pt_BR |