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dc.contributor.authorMarques, Sergio
dc.date.accessioned2021-08-04T01:58:26Z
dc.date.available2021-08-04T01:58:26Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/627
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractAs gerações que integraram a vanguarda do Movimento Moderno no Brasil e a base cultural que fundamentou a Arquitetura Moderna Brasileira, apesar da liderança intelectual de Lúcio Costa, não se caracterizaram por formulações teóricas sistemáticas da produção arquitetônica. O fazer predominou sobre o saber. Em um país jovem, a realização de arquitetura renovadora era mais que consequência de processo cultural, era causa e necessidade. Arquitetos remanescentes reconhecem que o realizar urgia. Com o debate crítico da arquitetura moderna, em contexto brasileiro, a partir dos 1970, análise e consequente investigação no campo da arquitetura ganharam importância. Destaca-se constatação de que a proliferação de artigos, pappers, dissertações e teses, dos últimos anos, não vem acompanhada de equivalente evolução nas iniciativas de sistematização e disponibilização de informações. Trabalhos continuam sendo realizados sobre bases precárias, fruto da falta de tradição em constituição de acervos consistentes, ocasionando produções superficiais e, por vezes, equivocadas. No Rio Grande do Sul, não existia memória sistematizada dos concursos públicos de arquitetura realizados. Em termos de documentação dos concursos efetuados até a década de 1960, pouco restou, apesar de sua expressão na afirmação da arquitetura moderna em Porto Alegre. O acervo “Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: Monitoramento e Acervo – 1984/2006” oferece panorama expressivo das tendências e pensamento arquitetônico contemporâneo no sul do Brasil. Os concursos de projetos têm criado oportunidades de investigação, conceitos, tendências estéticas, debates estilísticos e filosóficos, prospecções tecnológicas e retrospectivas históricas. De certa forma, têm sido a ponte de hibridação qualificada entre meio acadêmico e ofício. No acesso a essas experiências, propiciado pelos acervos, horizonte e memória se encontram. A armazenagem de informações do contemporâneo tem o sentido de criar nova tradição, que qualifique a produção acadêmica e profissional atual, e ofereça, nos próximos anos, material em melhores condições do que aquele que recebemos do passado.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectArquitetura Contemporâneapt_BR
dc.subjectAcervos de Projetospt_BR
dc.subjectArquitetura de Concursospt_BR
dc.titleO Projeto como Investigação | A Investigação [e Documentação] do Projeto Arquiteturas de Concursos no Sul: Monitoramento e Acervo (1984 -2006)pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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