dc.description.abstract | O âmbito do ensino de projeto, particularmente o projeto como investigação, suscita uma reflexão abrangente, que envolve questões relativas ao ensino-aprendizagem, processo de projeto, criatividade, repertório, memória e protocolos de análise. Esses aspectos estão entrelaçados, e não podem ser compreendidos isoladamente quando se trata de ensino. Portanto, a fim de explicitar as decisões tomadas durante a experiência didática realizada no atelier de projeto, será destacado a importância e o papel de cada um desses aspectos, de modo a poder-se refletir sobre a prática de ensino de arquitetura. Na pesquisa realizada, o autor analisa relatos dos alunos durante a realização de projetos no atelier, e aponta a importância de conhecimentos prévios e da incerteza como catalisadores de idéias no processo criativo. O artigo está estruturado em quatro partes. Na primeira introduzimos conceitos sobre o ensino de projeto, destacando a importância de educar pela pesquisa, a relação pensar-fazer e o papel do professor orientador de projeto. Na segunda parte fazemos uma reflexão sobre a complexidade de domínios inerentes ao processo de projeto, além de conceitos sobre educação, solução de problema, o papel da incerteza e experimentação no processo de ensino-aprendizagem. Na terceira parte fazemos uma reflexão sobre a relação entre cognição, repertório, memória e criatividade, destacando a importância de conhecimentos prévios na formação do repertório, assim como algumas heurísticas passíveis se serem aplicadas na prática no atelier. Na última parte apresentamos brevemente a experiência didática no atelier de projeto com alunos do último ano do curso de arquitetura, e que rebate as preocupações apontadas nas três partes anteriores. O objetivo é refletir sobre a metodologia de ensino de projeto, que estimule à criatividade, a reflexão e a crítica sobre o pensar-fazer. É proposto um método pedagógico que assuma a incerteza como força-motora para vencer os desafios, guiado pela intenção de elaborar propostas arquitetônicas conscientes, estruturadas, bem fundamentadas, e adequadas aos fins propostos. | pt_BR |