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dc.contributor.authorCarvalho, Aline
dc.contributor.authorBrowne, Geraldo
dc.date.accessioned2021-08-03T23:30:44Z
dc.date.available2021-08-03T23:30:44Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/465
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo propõe-se a reflexão sobre uma experiência de ensino de projeto urbano desenvolvida na disciplina ARQ 346 – Projeto VI, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFV, cujo tema central é o projeto de requalificação físico-ambiental de uma área da cidade. Partese do princípio que a elaboração do projeto urbanístico deve estar fundamentada em conhecimento adequado da área de intervenção e em conceitos capazes de conduzir a prática projetual no ensino de arquitetura, desde o entendimento do controvertido conceito de urban design, passando por outros conceitos fundamentais, formulados por autores como Lynch, Cullen, Lang e outros pioneiros dos estudos morfológicos e das relações ambientecomportamento (RAC). Para dar suporte teórico ao desenvolvimento do trabalho, as atividades práticas da disciplina são acompanhadas por aulas expositivas e de discussão de textos, onde são introduzidos importantes conceitos, como espaço público, centralidade, legibilidade, imaginabilidade, orientabilidade, identidade etc. Além disso, são abordados e discutidos quatro métodos fundamentados nas ciências sociais e comportamentais (Morfologia Urbana, Análise Visual; Análise Comportamental e Percepção Ambiental), a partir dos quais os alunos elaboram a leitura e a análise das áreas de estudo e de intervenção, com o objetivo de compreender as relações sociais e espaciais que se estabelecem entre elas. Esses estudos fundamentam as demais etapas do processo de projeto, incluindo o diagnóstico e a formulação de princípios, objetivos e diretrizes urbanísticas. Com a dinâmica adotada na disciplina, os alunos apreendem os métodos e conceitos mediante sua aplicação em campo e, a partir da prática, reforçam as bases teóricas e a reflexão critica necessárias à formulação das propostas de intervenção urbanística. Na diversidade dos exercícios de diagnóstico e projeto que essa realidade oferece, procura-se entender o papel e a natureza do sistema do espaço público, dando-se especial ênfase ao processo, considerado tão importante quanto o produto final.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectAmbientept_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectFormapt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO Ensino do Projeto Urbano: Aplicação de Métodos da Psicologia Ambiental e da Morfologia Urbana na Leitura e Análise do Espaçopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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