dc.description.abstract | Quando a pesquisa pode ser aplicada em um exercício projetual? Buscando respondê-la apresenta-se o que vem sendo desenvolvido na disciplina eletiva Ambiente e Sustentabilidade no Projeto de Arquitetura e Urbanismo, rebatendo os conteúdos teóricos e conceituais num exercício projetual, segundo metodologia proposta pela disciplina. Assim sendo, o objetivo deste artigo é discutir o desenvolvimento de um projeto conceitual com os referenciais teóricos e práticos exigidos por uma arquitetura sustentável contemporânea, durante uma disciplina eletiva de pós-graduação. Pode-se esperar ainda que as dificuldades detectadas neste experimento, como a heterogeneidade da turma e o parco tempo de aula em atelier, como os resultados satisfatórios, nas questões conceituais do partido de projeto e inserção urbana, venham alimentar exercícios futuros junto a disciplinas de pós-graduação, cuja áreas de concentração é projetos de arquitetura e de urbanismo. O avanço deste experimento pedagógico foi constatado na avaliação final da disciplina, onde os pesquisadores envolvidos chegam à conclusão que no processo de ensino aprendizagem na pós-graduação em projeto de arquitetura e urbanismo não há metodologias que garantam os resultados do produto. Várias metodologias e recursos didáticos são necessários, bem como o cambio permanente desses saberes, para que as decisões projetuais possam ser fundamentadas. Ressalta-se que a experiência serviu de alavanca para os procedimentos pedagógicos que pretendem fazer do projeto arquitetônico uma temática possível das pesquisas na pós-graduação em arquitetura e urbanismo | pt_BR |