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dc.contributor.authorAzevedo, Paulo
dc.date.accessioned2021-08-03T01:15:28Z
dc.date.available2021-08-03T01:15:28Z
dc.date.issued2007-10-01
dc.identifier.isbn978-85-60188-07-9
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/403
dc.description.abstractRESUMO Em 7/12/2006, o Elevador Lacerda foi declarado Monumento Nacional, pelo IPHAN. Para se avaliar a importância do tombamento dessa obra é preciso compreender o que ele representa dentro de um sistema de ascensores públicos formado a partir do inicio do século XVII articulando pequenos portos da cidade baixa ao sistema viário da cidade alta de Salvador. Sistema que, com pequenas interrupções, se mantêm funcional até hoje, como demonstra a construção do Plano Inclinado Liberdade/Calçada, em 1981. É provável que o primeiro ascensor movido a músculos escravos tenha sido instalado ainda no final do século XVI. O que se sabe é que ele se chamava Guindaste da Fazenda e se localizava na Praça Municipal, onde hoje está o Elevador Lacerda. Depois surgiriam outros ligados às ordens religiosas, que os construíram para facilitar a construção de seus conventos, mas prestavam serviços também a particulares. Assim, se pode afirmar que estes equipamentos tiveram um papel importante na expansão de bairros como o da Sé, Santo Antonio Além do Carmo, São Bento e Sodré e no abastecimento dos mesmos. A partir de 1870, Salvador se moderniza, com a instalação dos primeiros bondes puxados a burro e redes de serviços. É dentro dessa preocupação de modernização que alguns “guindaste” dão lugar a elevadores ou planos inclinados. O Elevador Hidráulico da Conceição (1869-73), também conhecido como “Parafuso”, se deveu ao empreendedorismo de Antonio de Lacerda, que enterrou sua fortuna nos túneis escavados na rocha para funcionamento das duas primeiras cabines. Na época, além de ser o mais alto, era também o primeiro elevador público do mundo. Quando o serviço de bondes e ascensores passa ao controle de uma empresa norte americana, no final da década de 1920, sua concessão é condicionada a melhoria dos serviços. A obra foi concluída em apenas um ano e inaugurada em 1º de janeiro de 1930. A empresa encarregada do projeto e construção foi a dinamarquesa Christian-Nielsen, que contrata o Arq. Fleming Thiesen, para realizar o projeto em sintonia com a Otis Company. O projeto final foi, porém, adaptado no Brasil pelo escritório Prentice & Floderer. Em 1988, o autor destas linhas escrevia: “O Elevador Lacerda parece ter se inspirado nos ideais do Movimento Futurista e até mesmo em certos desenhos do arquiteto Sant’ Elia, da série Cittá Nuova. A exaltação da velocidade das circulações vertical e horizontal e do monumental estão aí claramente expressos na esbelta torre de concreto de 73,50 m de altura e ponte de 28,71 m de vão, que servem de pórtico gigante à ladeira da Montanha”. Esta é possivelmente a primeira grande obra pública modernista do Brasil. ABSTRACT In 12/07/2006, the Elevador Lacerda was classified as national landmark by the Brazilian Heritage Institute. To evaluate the importance of this act is necessary to understand what it means within the system of public lefties, created in the beginning of the XVII century, linking small ports of the down town with the streets of the upper town of Salvador. Until now, that system remains functional, as proofs the construction of the Plano Inclinado Liberdade/Calçada, in 1981. It is probable that the first lift powered by slave muscles was created in the end of the 16th century. There is information that it was known as Guindaste da Fazenda and located in the Praça Municipal, where it is now the Elevador Lacerda. Later on, others lefties of religious orders appear, built to make easier the constructions of its monasteries, but also serving for ordinary people. Thus, we can affirm that those equipments have had an important role in the expansion of borrows, as Sé, Santo Antonio Além do Carmo, São Bento, Sodré and their supplies. Since 1870, Salvador begins a process of modernization, with the firsts lines of streetcars pulled by mules, and the creation of urban services net. It is within this process of modernization that same “guindastes” are changed by elevators and inclined lifts, The Elevador Hidraulico da Conceição (1869- 73), known also as Parafuso, “screw”, results of the initiative of Antonio Lacerda that buries his fortune in the tunnels carved in the stones for the two first cabins. At that time, the Elevador Lacerda was the tallest and the first public elevator in the world. By the end of the 1920’s, an American company gets the commission to operate the tramway and lifts services, with the agreement to make it better. The construction is concluded in only a year and inaugurated the 1st of January, 1930. The company in charge of the works was Denmark’s Christian- Nielsen, witch commissioned the architect Fleming Thiesen to work in tune with the Otis Company. However, the final design was adapted by the firm Prentice & Floderer. In 1988, the author of these lines wrote: “The Lacerda Elevator looks like inspired in Futurist Movement ideas and even in certain drawings from Sant’ Elia. The importance of speed in both vertical and horizontal circulation and the monumental look are clearly expressed in the elegant concrete tower, 73.5 meters high, and in its bridge, with a span of 28.71 meters, both serving as a portico to Ladeira da Montanha”. The Elevador Lacerda is probably the first great modernist public construction in Brazil.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROPAR/UFRGSpt_BR
dc.subjectElevador Lacerdapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Urbano de Salvadorpt_BR
dc.subjectServiços Públicospt_BR
dc.titleUM ELEVADOR LIGA O PASSADO À MODERNIDADEpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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