dc.description.abstract | RESUMO Resumo A proposta é apresentar, passo a passo, do projeto à conclusão da obra, a restauração, reforma e adaptação da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Projeto de Paulo Mendes da Rocha, o trabalho relaciona discurso e intervenção arquitetônica, ao reconhecer que, para o arquiteto, o fundamento de transformação do edifício está em tanto ser reconhecido como renovar; tanto ser inteligível como provocar surpresa; tanto potencializar hábitos urbanos como abrir um espaço à mutabilidade. Isto significa que o novo não se resolve somente com leis de ordem prática, senão que a forma sensível e a fenomenização do espaço se impõem e se declaram como expressão e como criação de espaços vitais. Seja no diálogo que se estabelece entre a tradição (fundo da memória) e o contemporâneo (circunstância), seja na relação de interdependência, necessária e transitiva, entre edifício e organismo urbano. É dentro desta perspectiva que a requalificação da Pinacoteca do Estado inaugura um espaço contemporâneo. O texto que se pretende apresentar documenta com imagens e analisa física e conceitualmente quatro aspectos da proposta do arquiteto: 1. A rotação do eixo de circulação principal 2. A cobertura de cristal percebida como única para todo o edifício 3. A valorização da qualidade de cada material 4. O privilégio do espaço físico solidário ao espaço visual ABSTRACT The proposal is to present, step by step, the restoration and adaptation of the building of Pinacoteca do Estado de São Paulo, project of Paulo Mendes da Rocha. The work relates speech and architectural intervention recognizing that, for the architect, the transformation of the building is the comprehension of the qualities of the old and the provocative surprise of the new in a way that it renew urban habits. This means that the sensibility of the project is either in the dialogue between the tradition and the contemporary, either in the interdependence between the building and the urban space. The text intends to present concepts and images about four aspects of the proposal of the architect: the rotation of the axis of main circulation, the crystal covering, the quality of each material, the solidarity between the physical and the visual space. | pt_BR |