Search
Now showing items 1-6 of 6
A Cor no Ensino do Projeto Arquitetônico no Brasil
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este texto é o resultado da experiência como docente em disciplinas de projeto no curso de graduação em arquitetura e de anos de pesquisa e consultoria na área do uso da cor na arquitetura. Tem como objetivo reforçar a ...
Apo como Suporte para Projetos Uma Experiência Didática na Disciplina Avaliação Pós-ocupação– Faupucrs
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho é o resultado de uma experiência didática no 2º.semestre de 2002, na disciplina Avaliação Pós-Ocupação da Faculdade e Arquitetura e Urbanismo da PUCRS. O tema (terminal de ônibus) e o local pesquisado (Terminal ...
Pesquisa e Projeto de Espaços Públicos: Rebatimentos e Possibilidades de Inclusão da Diversidade Física no Planejamento Das Cidades
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa que busca estratégias de inserção de Pessoas com Deficiência (PCD): pessoas em cadeira de rodas, idosos, deficientes visuais e auditivos etc) nos espaços e edifícios ...
A Fachada Moderna: Reflexões Sobre as Interfaces Entre o Ensino de História da Arquitetura e de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Esse texto reúne algumas reflexões sobre o ensino de história da arquitetura e suas possíveis interfaces com o ensino de projeto. Acreditamos que devemos olhar o passado como uma fonte inesgotável de experiências e soluções ...
Formação Projetual Em Arquitetura e Coordenação de Projetos Multidisciplinares de Edifícios
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
O presente artigo traz uma reflexão sobre a formação projetual em arquitetura frente à atividade de coordenação de projetos multidisciplinares na construção de edifícios. Para o desenvolvimento do artigo foram consideradas ...
O Projeto como Argumento: Consequências para o Ensino e para a Pesquisa em Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
O presente artigo sugere que a assimilação do processo de concepção ao processo de argumentação permitiria considerar o projeto como argumento na defesa das especificidades tanto da pesquisa quanto da disciplina arquitetura. ...